sexta-feira, 11 de junho de 2010

DOCUMENTOS NECESSÁRIO PARA REPATRIAÇÃO

Os documentos necessários que devem ser providenciados no Brasil são: No caso de Bisavô nascido na Itália e migrado para o Brasil... Certidão negativa de naturalização do Bisavô Certidão de casamento do Bisavô Certidão de nascimento do Avô Certidão de casamento do Avô Certidão de nascimento de seu Pai Certidão de casamento de seu Pai Certidão de Nascimento do Interessado Certidão de Casamento de Interessado (se for casado) Estes documentos devem ter o reconhecimento de firma da pessoa que assinou a emissão da certidão, ou seja, vc deve fazer o reconhecimento do sinal público nas certidões dos servidores públicos que as assinaram. (Curitiba, se faz no Volpi 7° Tabelionato) Estas certidões devem ser traduzidas para a língua italiana por Tradutor juramentado designado pelo Consulado Italiano. ( O Francesco Seralle, tem melhor preço). Levar as Certidões juntamente com as traduções no Cartório Tabelionato, para serem apostiladas. (Apostilar ). 
     PROCEDIMENTO: Solicitando as Certidões de Registro Civil: Telefone para os Cartórios onde foram registrados todos os seus ancestrais, e solicite a segunda via das certidões em inteiro teor que ali estão registradas, combine de fazer o deposito do valor na conta bancaria do Cartório das despesas com as certidões mais seu envio pelo correio por carta registrada com AR.( Você também pode solicitar todas as certidões em um único cartório de registro civil.)  
Solicitando a Certidão negativa de Naturalização: Solicite on line, no Ministério da Justiça no endereço:" https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do " (colocar todas as variações de sobrenomes do antenato que conste nas certidões) 
Fazer o Sinal Público nas Certidões: Deve ser feito no Tabelionato antes de serem traduzidas. Tradução dos documentos: Deve ser traduzida em duas vias. (demora dois dias)
 A Legalização Consular agora é o apostilamento
 Você está com os docs prontos. Boa viagem e Sorte!!!

CIDADANIA NA ITALIA (REPATRIAÇÃO)

Existe a possibilidade de realizar a solicitação da dupla cidadania diretamente na cidade de origem de seu ancestral ou em qualquer comune da região. Para isto, deve o interessado comprar uma passagem de avião com destino diretamente à Itália sem conexão em outros paises da Europa. Chegando à cidade que irá solicitar a cidadania por repatriação, o interessado tem 7 (sete) dias corridos da data de carimbo de entrada no passaporte, para solicitar na Policia Federal Italiana (Questura) a Diclarazione de Prezansa, que permite ao interessado ficar legal no país por 3 meses. De posse desta declaração de presença, você deve fazer o CPF Italiano que se chama Codice Fiscale, você deve ir ao Servizo de Estate que é como a nossa Receita Federal e Solicitar o documento que fica pronto na hora, te dão um provisório, o definitivo chega para você via posta, no endereço que você colocar para a entrega da correspondência. De posse do Codice Fiscale, juntamente com seu passaporte você já pode alugar um apartamento em qualquer Immobiliaria na Itália ou diretamente com o proprietário de um imóvel. Após o (affitto), aluguel do imóvel, você vai à Comune e solicita sua residência, ou seja, você vai levar seu Codice Fiscale, seu Passaporte, Diclarazione de Prezansa e o contrato que você firmou com dono do imóvel na Preffettura (comune), e vai dizer ao atendente que quer fazer a solicitação de sua residência para fazer a sua cidadania nesta Comune. Após dar entrada na residência vai passar um guarda municipal (vigile), no endereço que você esta morando para comprovar realmente sua residência (coloque seu sobrenome e nome escrito em uma etiqueta auto adesiva na caixa de correio ou na Campainha, porque se o vigile passar na residência e você não estiver em casa ele não precisará voltar novamente para comprovar que você mora ali, portanto entrando na casa/Ap alugada escreva na parte externa da porta seu sobrenome e seu nome. Neste mesmo dia que você esta solicitando a residência, você já pode levar seus documentos para dar entrada na cidadania na comune, para ver se está tudo certo na sua documentação legalizada no consulado, normalmente demora uns dois ou três dias para eles verificarem se há erros, depois de verificada, a atendente vai te ligar e dizer se esta tudo ok. Após o vigile passar na sua casa, vc pode ir à comune e solicitar o "certificado de residência" que te possibilita solicitar o Permesso de Soggiorno (permissão de trabalho), agora você já pode dar entrada neste documento que é importante para a sua estada na comunidade Européia para fazer sua "tessera sanitária", ou seja, sua carteira de saúde, que deve ser solicitada na Unidade de saúde local, bem como solicitar nesta Unidade de saúde a designação do seu médico de família, que te atenderá próximo da sua casa, além, de estudos e para trabalho legalmente. Bem já com o seu Códice Fiscale em mão mais sua Carteira de Identidade brasileira, você já pode ser atendido em qualquer pronto Socorso na Itália e também comprar um telefone celular e ainda um cartão de internet móvel.