terça-feira, 24 de junho de 2008

ORIENTAÇÃO PARA DUPLA CIDADANIA

Cidadania significa qualidade ou nacionalidade de cidadão, em que cidadão vem a ser indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado. A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14 Os descendentes de imigrantes de países que adotam o "jus sanguinis" - direito de sangue - têm, em princípio, direito a um passaporte expedido por seu país de origem. Diversamente dos países de emigração, o Brasil adota o princípio do "jus soli" - direito do solo - pelo qual todos os nascidos no Brasil são cidadãos brasileiros. Os descendentes de imigrantes, nascidos no Brasil, enquadrados nos dois princípios, têm direito a dupla cidadania e, desse modo, podem ter dois ou mais passaportes: o brasileiro e o do país de seus ascendentes. Poder transitar livremente pela Europa sem se importar com a duração dos exigentes vistos de permanência nos países é uma idéia que fascina muitos brasileiros. Prolongar a estadia lá fora, então, com um emprego na Itália, Alemanha e demais países membros da CEE - Comunidade Econômica Européia, ou UE - União Européia, faz muito aventureiro sonhar acordado num universo sem limites. Burocracias à parte, o processo em alguns casos é relativamente longo, uma vez que a pesquisa da árvore genealógica requer tempo, obstinação e paciência. Frente a isso, o Projeto Imigrantes surge como uma ajuda providencial às pessoas que pesquisam seu passado, visando a obtenção da dupla cidadania. I VANTAGENS AUFERIDAS COM A DUPLA CIDADANIA: - Facilidade de locomoção na Comunidade Européia sem vistos - Rapidez no check-in alfandegário - Possibilidade de fixar residência sem a necessidade de vistos - Estudar e trabalhar legalmente como qualquer cidadão europeu. O processo de solicitação da dupla cidadania dependerá das leis vigentes no país de origem do imigrante. Para mais informações, procure o consulado Italiano mais próximo da sua residência www.conscuritiba.esteri.it .

SIGNIFICADO DO SOBRENOME


1)- BERTAGLIA:
De Berto, com sufixo feminino singular: aglia; Berto: forma italiana de Bertus (Berti). Berti: deriva de sobrenomes germânicos terminados em Berht, do termo berhta: famoso, ilustre, que latinizado e na fala popular e coloquial, prefere-se dizer Bertus (filho do Sr. Bertus). É praticamente impossível estabelecer o significado original, a não ser no sentido representado pelo adjetivo citado, porquanto não se tem como saber de qual desses nomes compostos procede a redução “Bertus”.
2)- BERTALHA:
É o nome de uma verdura e nada tem haver com a origem do sobrenome dos nossos antepassados. Mas pelo fato da pronúncia italiana de Bertaglia ser "Bertalia", no Brasil alguns descendentes ficaram Bertalia, ou Bertalhia, ou Bertalha, ou Bertalli.
3)- BATTAGLIA:
Quer dizer batalha (guerra), sendo um sobrenome de etimologia bem diferente ao Bertaglia, cujo significado está descrito em “Sobrenomes”.