terça-feira, 24 de junho de 2008

SIGNIFICADO DO SOBRENOME


1)- BERTAGLIA:
De Berto, com sufixo feminino singular: aglia; Berto: forma italiana de Bertus (Berti). Berti: deriva de sobrenomes germânicos terminados em Berht, do termo berhta: famoso, ilustre, que latinizado e na fala popular e coloquial, prefere-se dizer Bertus (filho do Sr. Bertus). É praticamente impossível estabelecer o significado original, a não ser no sentido representado pelo adjetivo citado, porquanto não se tem como saber de qual desses nomes compostos procede a redução “Bertus”.
2)- BERTALHA:
É o nome de uma verdura e nada tem haver com a origem do sobrenome dos nossos antepassados. Mas pelo fato da pronúncia italiana de Bertaglia ser "Bertalia", no Brasil alguns descendentes ficaram Bertalia, ou Bertalhia, ou Bertalha, ou Bertalli.
3)- BATTAGLIA:
Quer dizer batalha (guerra), sendo um sobrenome de etimologia bem diferente ao Bertaglia, cujo significado está descrito em “Sobrenomes”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Estou busando meus ancestrais italianos. Gostaria de saber se faço parte dos mesmos Bertaglias. Giovanni Bertaia e Domenica Consolata Poli vieram da Italia em 1888 no vapor La France com cinco filhos: Carolina, Arpalice, Giuseppe, Ettore e Massimiliano. Massimiliano era meu bisavô materno. Você pode me dar mais alguma informação? Desde já agradeço.
Meu nome: Isis Bertalha, email isisby@hotmail.com

Unknown disse...

Sou neta de Hermenegildo Bertaglia e Julia Belini, filha de Enelvo Bertaglia...
Busco informacoes de meus bisavos Maximiniano Bertaia e Carmela Vilani.
Contato: ale-bertaglia@hotmail.com.br

Anônimo disse...

Oiiiii me chamo Vitória Bertaglia

Unknown disse...

oi me chamo Giovanna Bertaglia